COP 30 BELÉM DO PARÁ

domingo, 2 de novembro de 2025

COP 30: PRÍNCIPE WILLIAM PARTICIPARÁ DE REUNIÃO DOS LÍDERES EM BELÉM DO PARÁ.

 


COP30: Príncipe William participará de reunião dos líderes em Belém

Embaixada britânica anunciou que herdeiro do trono britânico representará o Rei Charles IIl, em programação que antecede a COP30


A embaixada do Reino Unido confirmou nesta quinta-feira (9) que o Príncipe William, de Gales, estará em Belém (PA) para participar da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30, nos dias 6 e 7 de novembro.

O herdeiro do trono britânico representará o pai, Rei Charles III na programação internacional que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas


A reunião de cúpula, que abrirá oficialmente a COP30, reunirá chefes de Estado, líderes de governo e representantes de organismos internacionais com o objetivo de reforçar compromissos climáticos e alinhar agendas nacionais e globais para resultados mais ambiciosos no combate à crise climática.

Antes de chegar à capital paraense, o príncipe cumprirá agenda ambiental no Rio de Janeiro, onde participará da cerimônia do Prêmio Earthshot, no dia 5 de novembro. O prêmio, criado por ele em 2020, reconhece iniciativas inovadoras para a restauração da natureza e o enfrentamento da crise climática.

O Brasil é um dos finalistas da edição de 2025 do prêmio, com duas iniciativas, entre elas o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), projeto liderado pelo governo brasileiro que propõe um modelo financeiro inédito para valorizar as florestas em pé.

O TFFF prevê um fundo global de US$ 125 bilhões e será lançado oficialmente durante a própria COP30. A COP30 deverá reunir mais de 190 países e fechar acordos globais voltados ao meio ambiente.

Finalista de prêmio do príncipe William de 2023 destaca impacto ambiental

CEO da ENSO fala sobre impacto do prêmio e expansão de soluções sustentáveis antes do evento que traz a iniciativa pela primeira vez à América Latina


O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez o Prêmio Earthshot, uma das principais iniciativas ambientais do mundo. Esta é também a primeira edição do prêmio na América Latina, reunindo mais de mil líderes globais entre os dias 3 e 5 de novembro, no Museu do Amanhã

Antes da cerimônia, neste sábado (1º), o CEO Gunnlaugur Erlendsson, da ENSO, empresa finalista do prêmio em 2023, destacou o impacto da iniciativa e as soluções discutidas através do evento.

A ENSO foi reconhecida na categoria “Clean Our Air” (“Limpe Nosso Ar”) por desenvolver pneus sustentáveis e de alto desempenho, criados para aumentar a autonomia de veículos elétricos (VEs), reduzir a poluição por microplásticos e contribuir para a melhoria da qualidade do ar.

Erlendsson destacou que o reconhecimento do prêmio impulsionou parcerias e novos projetos nos últimos dois anos.

“Por exemplo, a ENSO está trabalhando agora com a Uber, permitindo que motoristas economizem a cada milha ao adotar pneus melhores, que reduzem o gasto de energia e o custo de manutenção, diminuindo o impacto que geram no planeta”, afirmou.

Segundo o executivo, a visibilidade proporcionada pelo Earthshot ajudou a ampliar o alcance global da tecnologia desenvolvida pela empresa.

“Esse é um bom exemplo de como trazemos acessibilidade e escala, e podemos fazer isso globalmente porque a solução que já temos torna os veículos elétricos mais eficientes, o que significa que podemos adotá-los em todos os lugares”, disse.

Erlendsson também destacou o papel do prêmio em inspirar outras soluções sustentáveis.

“Este é apenas um exemplo, mas, claro, existem muitas soluções que precisam ser celebradas, porque acredito que isso traz esperança às pessoas que querem ver a mudança acontecer no mundo real hoje”, completou.

O Prêmio Earthshot, fundado pelo príncipe William em 2020, tem como missão acelerar soluções ambientais até 2030 — a chamada “Década Earthshot”.

Desde sua criação, a iniciativa já protegeu e restaurou mais de 1 milhão de quilômetros quadrados de terras e oceanos e mobilizou 500 milhões de dólares em novos investimentos.

A cada ano, o Earthshot concede cinco prêmios de 1 milhão de libras esterlinas cada (cerca de 7 milhões de reais) para projetos que apresentam soluções inovadoras em diferentes áreas ambientais.

Em 2025, os finalistas foram selecionados entre 2.500 indicados de 72 países, incluindo a Re.Green, do Brasil, que se destaca pela restauração florestal com uso de inteligência artificial e geração de empregos verdes.

Prêmio Earthshot, iniciativa fundada pelo príncipe William, do Reino Unido, chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (31). É a primeira vez que o prêmio ambiental conhecido como o "Oscar da sustentabilidade" tem edição sediada na América Latina.

noite da premiação acontece na quarta-feira (5), em cerimônia no Museu do Amanhã, na capital fluminense, mas a programação do Prêmio Earthshot Summit tem início já na segunda-feira (3). De segunda a quarta, acontecem eventos de alto nível, reuniões bilaterais e o Impact Assembly, voltado a ampliar e acelerar o impacto dos finalistas.

E o Brasil também marca presença entre os finalistas ao prêmio deste ano, indicados por suas soluções inovadoras de combate à crise climática. Selecionados entre quase 2.500 indicados de 72 países, duas iniciativas brasileiras estão presentes entre as 15 que chegaram à etapa final do prêmio: o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), um projeto do governo brasileiro; e a startup brasileira re.green, que utiliza inteligência artificial para restaurar florestas e gerar empregos.

Finalistas de todas as edições do Prêmio Earthshot, vindos de todas as partes do mundo, se reunirão no Rio de Janeiro para a celebração deste ano. O evento ocorre dias antes do início da COP30 em Belém, colocando o Brasil como centro da discussão climática global no momento.

A programação de 3 a 5 de novembro vai ocorrer na “Boulevard Earthshot”, experiência que ocupa a área entre o Museu do Amanhã e o Píer 3. O local vai contar com exposições, show de drones e opções de alimentação sustentável.

Noite da premiação

A cerimônia de entrega do Prêmio Earthshot, na noite de quarta (5), terá apresentação de Luciano Huck e a presença da ginasta Rebeca Andrade, que estará acompanhada pelo piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel e pela ativista ambiental indígena Txai Suruí. Os cantores Gilberto Gil e Anitta também se apresentarão.

Durante o evento, serão anunciados os cinco vencedores de 2025, cada um receberá £ 1 milhão (aproximadamente R$ 7,3 milhões).

Esta será a quinta edição do Prêmio Earthshot, fundado pelo príncipe William em 2020. Todo ano, o evento celebra e apoia 15 soluções provenientes de diferentes regiões e setores dedicadas a resolver os maiores desafios climáticos do planeta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM

A MÍDIA INTERNACIONAL ELEGEU A COP 30 EM BELÉM COMO A MELHOR CONFERÊNCIA DO CLIMA JÁ REALIZADA.

  A mídia internacional e nacional tem elogiado amplamente a COP 30, que ocorreu na Amazônia brasileira, como uma das melhores edições da co...